terça-feira, 27 de julho de 2010

Não aos emails!


Sim às cartas escritas à mão, em folha de almaço, com linhas azuis! Coisa que amassa, que suja, que você risca e rabisca se errar. Que você escolhe cor de tinta de caneta Bic para dar ênfases. Que você ressucita a caixa de lápis de colorir para fazer um coraçãozinho no final, junto da sua assinatura, que segue depois de "Ass:".

Ali sim os sentimentos são expressados de verdade. Ali sim pode-se ler alma, mente, coração. Porque errar, rasurar, desenhar enquanto pensa, faz parte da gente. Não faz?
Sim às cartas com letra de mão, que começam 'caligraficamente' perfeitas e terminam o maior garrancho! Ou com letra de forma mesmo, coisa que remete à EMEI, aos desenhos com aquarela e giz de cera.
Será que ninguém se dá conta do quanto os emails separaram as pessoas? Tudo bem, é algo bem mais ágil e você consegue comunicação global. Já conheço o discurso. Mas... onde foram parar os cartões postais? Os papéis de carta? Os selinhos de envelope? Não era tudo mais humano? Não era tudo mais romântico? Não tinha mais temperatura? Mais sabor?
Sim à confecção de uma caixinha de lembranças! Porque "itens enviados" e "meus documentos" não me parecem guardar as memórias da forma que elas merecem ser guardadas. Uma caixinha embrulhada com papel de presente e durex, com um laço, funda, com cartas, cartões, entradas de cinema, fotos instantâneas (daquelas que você tem que entrar em uma cabininha e colocar uma moeda), frascos de perfumes terminados, caixinha de alianças...
A gente pode balancear a história e combinar um meio termo... o email fica para o trabalho e assuntos simples e urgentes. As cartas escritas à mão, que causam aquele calinho no dedo do meio, ficam para os sentimentos. Porque amor e amizade causam calinhos. Pode ser assim então, mundo virtual?

3 comentários:

  1. Fa...nos tempos modernos o ideal é email!
    Tenho um pouco mais de meio século de vida (melhor do que numérico) onde não se escrevia a mão cartas, era na máquina de escrever.
    Hoje nem sabemos mais escrever algo a mão, na maioria das vezes nem conseguimos interpretar a própria caligrafia.
    Algumas pessoas conseguem perturbar por email, serem mal educadas, imagine pessoalmente (xô)!!!
    Internet é uma ferramenta excelente desde que bem direcionada. Exercitamos a imaginação e sem a obrigação de tolerar a outra pessoa...maravilha!!!
    Agora, sem dúvida que sentimos falta a quem amamos, da aproximação, abraçar, beijar, até mesmo discutir. Mas fora nossos amados, o restante é melhor continuar no email.
    Amo vc...quero abraçar e beijar muito!!!

    ResponderExcluir
  2. Ontem assistindo matéria de reportagem na tv sobre tecnologia, lembrei de que qdo trabalhei em empresa pública, todos os documentos eram em papel, arquivados (tinha um setor só pra isso), e um setor de CPD (centro de processamento de dados) onde a entrada era permitida apenas aos funcionários do setor. Este setor era tão importante qto as autoridades.
    Depois surgiu a microfilmagem onde todos os documentos em papéis foram microfilmados, mas com a condição de continuarem em papéis tbm, pela desconfiança de que o sistema não funcionasse.
    Agora, em tão pouco tempo, nós simples mortais, pessoas comuns, temos acesso a toda tecnologia, acho incrível esse progresso por termos uma política de democracia.
    Entendo seu romantismo e sem dúvida muito viável. Sem os chavões fabricados. Frases vindas do coração.

    ResponderExcluir
  3. amanhã vou te apertar! saudades, manhê!

    ResponderExcluir