terça-feira, 30 de junho de 2009

A arte de crescer

Ela tem cara de criança, altura de criança, jeito de criança...
Não, não sou mais menina-besta.

Quase tudo leva ao amadurecimento. E recentemente tenho enxergado com visão-thundercat o quanto mudei nos últimos anos (e olha que pra citar os thundercats, não sou mesmo tão novinha!). Num bar, há poucas semanas, recebi um elogio gostoso sobre minha evolução. Há poucos dias, respondi um email sobre não ser mais aquela Fá de 15 anos atrás. E essa semana precisei explicar de várias formas - mensagens de correio interno, reuniões pessoais com direito a voz (rouca pela gripe) elevada - o porquê de me defender. Não se assustem com minha defesa! Me defendo porque aprendi...

Que nem toda mão que desliza em meus cabelos é de uma pessoa que gosta de mim. Às vezes o dono dessa mão está só querendo me entorpecer com o carinho... E depois ressurgir com um grande mal. Aprendi que ser racional é totalmente necessário, por mais emoção que exista em todas as minhas ações. Aprendi que não existe nem o 'pra sempre' e nem o 'nunca'. Que a vida prega peças com motivo. E que, se for aproveitada, a situação estranha/complicada/difícil/surreal te ensina muito. Aprendi a me valorizar (na verdade, abri os olhos para o meu valor). E tenho aprendido o que sou, quem sou, o que quero, o que gosto... Ou o oposto. Aprendi que dentro do ambiente de trabalho existem colegas de trabalho. E que esses colegas, fora desse ambiente, podem ser grandes amigos. Mas, dentro, não passam mesmo de colegas. Que confiança e companheirismo são conquistáveis e não imposições. Que o medo de perder (alguém ou alguma coisa) te impede de ganhar.

Não, ela não sabe de tudo. Não, ela ainda não é adulta demais.
Venho errando e aprendendo e acertando e sobrevivendo. Tentando não cometer os erros antigos e nem a assumir erros que não cometi. Aprendendo a ter mais paciência ainda, ser menos impulsiva ainda, mais racional ainda.

7 comentários:

  1. acontece o mesmo com todos nós, Fa.

    E alguns de nós nunca deixam morrer a criança, o q ao meu ver é mto bom!!

    :)

    ResponderExcluir
  2. liquitcha! como é chata a vida adulta, neh?

    ResponderExcluir
  3. Gata
    Errar é aprender. Olhar de novo, mudar. Isso é bom, sempre.
    E vc vem aprendendo rapidinho, bem sabe.
    Vá em frente que eu tô sempre na torcida. E pronta pra dar a mão quando for preciso.
    Beijo !
    Fabi./

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Oba! Sua torcida e mãozinha são necessárias, viu!

    ResponderExcluir
  6. Ate qdo vc erra as coisas dao certo... hehehe
    te amo!

    ResponderExcluir
  7. Queridinha! Não se deixe enganar...vc é uma linda MULHER! Tenho certeza q forte e de força!!!!!!!

    ResponderExcluir